domingo, 9 de setembro de 2012

7 CAMPEONATO MUNDIAL MUZENZA ABERTO DE CAPOEIRA 
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL
26/01 02/02 DE 2013


INTRODUÇÃO

 A cidade do Rio de Janeiro será a sede do FESTIVAL MUNDIAL DA CULTURA BRASILEIRA, não é só pela sua história de capoeira, samba, jongo e outras culturas na era colonial como pela sua geografia estratégica possibilitando a vinda de capoeiristas do mundo inteiro. Sua beleza arquitetônica, suas belas praias, o samba, o jongo, o funk, o futebol, as praias e a alegria do carioca nos faz chegar ao equilíbrio, portanto a presença dos mestres conhecidos mundialmente vem dar credibilidade aos grandes eventos realizados pelo Grupo MUZENZA nesses 40 anos de existência.

 OBJETIVOS:

 Promover o 1º encontro de professores, acadêmicos de educação física, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e historiadores, no intuito de contextualizar os debates e novas propostas para a arte da capoeira. O CAMPEONATO MUNDIAL é uma competição de jogo da capoeira respeitando as tradições e os fundamentos da roda. Os cursos de vários segmentos. Roda aberta de rua, promovendo a troca de disseminação de conhecimento, treinamento, rituais, e filosofia da arte da capoeira. Sob a coordenação do Mestre Burguês e com a participação de vários Mestres, amigos, convidados e demais interessados, que trabalham com a arte da capoeira.

 APRESENTAÇÃO: 

 Durante séculos o negro foi escravizado, maltratado e humilhado na nossa terra Brasil, e graças a esses infortúnios, na ânsia de liberdade, a capoeira surgiu. Surgiu do terror das imundas senzalas, das mazelas da escravidão, do descaço dos senhores e da total falta de humanidade reinante. Porem, enquanto a arte de resistência, a capoeira, no inicio não foi tão bem aceita assim. Perseguida e quase erradicada , tornou-se forma de vida da população urbana, a partir do século XIX. Populações estas marginalizadas, em sua maioria, até hoje. Luta, dança, jogo, cultura popular, tudo isso é capoeira. Em busca de liberdade do corpo e do espirito, a capoeira caminha rumo à profissionalização. No entanto, com responsabilidade de alguns em manter a chama da ancestralidade acesa, em um intenso resgate a caminho da conscientização de uma identidade própria. Sendo assim, o GRUPO MUZENZA DE CAPOEIRA busca o resgate de nossas tradições e fazendo um trabalho independente de regras e normas tão estranhas a seus valores e propósitos, buscando, no passado de lutas sociais e culturais (não pessoais), o caminho que dê à capoeira a sai identidade.

CLIENTELA

 PROFESSORES DE CAPOEIRA,
CAPOEIRISTAS EM GERAL,
PROFESSORE DE EDUCAÇÃO FÍSICA,
HISTORIADORES,
PEDAGOGOS,
PSICÓLOGOS,
PSICOPEDAGOGOS,
PESQUIZADORES,
SIMPATIZANTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário